quarta-feira, 12 de junho de 2013

DÍVIDAS DE IPTU E CONDOMÍNIO PODEM LEVAR À PERDA DE SEU  IMÓVEL: SÃO OBRIGAÇÕES PROPTER REM E EXCETUAM-SE ÀS REGRAS DA LEI 8.009/90.

Na mesma linha de raciocínio da postagem de ontem, você sabia de dívidas oriundas de IPTU e cotas condominiais são dívidas do imóvel?

São obrigações reais, também conhecidas, por obrigações propter rem, ou seja, em suma, são apesar do dono da coisa ser o responsável por elas, as mesmas irão sempre acompanhar a própria coisa e não seu dono.

Para facilitar o entendimento, imaginemos que alguém encontra-se em débito com valores alusivos às cotas condominiais de seu imóvel. Caso haja uma ação judicial cobrando tal dívida, e, seu proprietário não as pague, o seu próprio imóvel responderá por elas, isto é, o mesmo será levado à Leilão para que o produto da arrematação pague o débito condominial.

Isto vale também para débitos de IPTU.

Estas obrigações, são também exceção à regra contida na Lei 8.009/90 alusiva à Impenhorabilidade do Bem de Família.

Portanto, fiquem atento, pois, o inadimplemento tanto do IPTU como da cota condominial pode levar à perda de seu imóvel.

Para maiores esclarecimentos e informações sobre esta e outras matérias, acessem o site www.britoebritoadv.com.br, e, no canal do chat, tire suas dúvidas.

Visitem e curtam também a nossa fanpage no facebook: http://www.facebook.com/brito.alves.73

Nenhum comentário:

Postar um comentário